Protestos tomam ruas de várias cidades contra PEC da Blindagem e anistia

Protestos tomam ruas de várias cidades contra PEC da Blindagem e anistia
Manifestantes de diferentes regiões do Brasil saíram às ruas neste domingo (21/9), para protestar contra a chamada PEC da Blindagem e contra o projeto que prevê anistia a pessoas condenadas pelo ato golpista de 8 de janeiro de 2023. Os atos foram convocados por movimentos de esquerda por meio das redes sociais e ocorreram em capitais como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Salvador, Belém e Maceió.
Blindagem
O foco das manifestações é pressionar o Senado a barrar a tramitação da PEC da Blindagem, aprovada na Câmara na semana passada. A proposta pretende limitar a abertura de processos penais contra deputados e senadores no Supremo Tribunal Federal (STF). O texto segue agora para o Senado, onde enfrenta resistência.
Os atos também questionam a tramitação do projeto que prevê anistia aos condenados pelo ataque ao Congresso. Na última quarta-feira (17/9), os parlamentares aprovaram pedido de urgência para acelerar a análise do texto.
Salvador
Na capital paulista, manifestantes se reuniram em frente ao MASP, na Avenida Paulista. Com palavras de ordem contra a anistia, o grupo carregava cartazes e faixas repudiando a PEC da Blindagem.
Na capital federal, o ato começou por volta das 10h em frente ao Museu Nacional da República. Os participantes seguiram em marcha até a Avenida José Sarney, próxima ao Congresso Nacional. O cantor paraibano Chico César se apresentou durante o protesto.
Senado
Em Salvador, manifestantes se concentraram no Cristo da Barra desde as 9h, iniciando a manifestação oficialmente às 10h40. Entre os presentes estavam os atores Wagner Moura e Nanda Costa, além das percussionistas Lan Lanh e Daniela Mercury, que subiram em um trio elétrico.
Na capital mineira, o encontro começou na Praça Raul Soares, na Região Centro-Sul, com os manifestantes marchando até a Praça Sete, no Centro. Cartazes com mensagens como “Sem anistia”, “Não à PEC da bandidagem” e “Em defesa da democracia” marcaram a presença do público. O ato contou ainda com lideranças políticas, sindicais e artistas locais, como Fernanda Takai, da banda Pato Fu.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: