Saiba mais sobre: Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

Por Daniel Giussani 21 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: Enciclopédia Barsa: o que aconteceu com o ‘Google de papel’ que marcou gerações

A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. Em 1990, no auge, foram vendidas 120. O lançamento oficial ocorreu em março de 1964, poucos dias antes do golpe militar.

Confira como Antes da internet, quem precisava fazer um trabalho de escola ou tirar dúvida de história, ciência ou geografia recorria a um conjunto pesado de livros que ficava na estante da sala. Continue lendo para saber mais.

Vale destacar que era a enciclopédia barsa, lançada em 1964, que se transformou no maior símbolo editorial de conhecimento do país

Vale destacar que era a enciclopédia barsa, lançada em 1964, que se transformou no maior símbolo editorial de conhecimento do país. - Daniel Giussani

Especialistas apontam que produzida por brasileiros, mas sob supervisão da encyclopaedia britannica, ela reuniu quase 200 colaboradores, entre eles nomes conhecidos no país, como antônio houaiss, jorge amado, raquel de queiroz e oscar niemeyer.

Em 1990, no auge, foram vendidas 120.000 coleções em um único ano, com 16 volumes.

Importante mencionar que para o pesquisador phellipe esteves, da uerj, as enciclopédias impressas no brasil foram vistas como um “palácio do saber” e objeto de desejo da intelectualidade. a barsa, lançada em 1964, se tornou o exemplo mais marcante dessa imagem

Segundo fontes, apesar de ter perdido muito espaço com a internet e com plataformas como wikipedia, a barsa existe até hoje, principalmente como uma plataforma de conteúdo online, mas também vendendo dicionários e livros didáticos.

Como nasceu a Enciclopédia Barsa: Saiba mais

A ideia surgiu em 1959, com dorita barret, herdeira da família responsável pela britannica, e seu marido, alfredo de almeida sá.

Vale destacar que o nome “barsa” veio da junção dos dois sobrenomes: barret e sá

Segundo fontes, a empresária decidiu que não faria apenas uma tradução da enciclopédia inglesa: queria algo adaptado à identidade brasileira.

O lançamento oficial ocorreu em março de 1964, poucos dias antes do golpe militar.

Importante mencionar que cerca de 30% do conteúdo foi escrito do zero por autores nacionais. o restante vinha da britannica antônio callado, jornalista, foi o primeiro redator-chefe e assinou o prólogo da edição inicial

De acordo com informações, segundo josé horta nunes, professor da unicamp, além da edição tradicional, em 1965 houve uma versão especial ligada à aliança para o progresso, programa norte-americano de cooperação educacional em plena guerra fria.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: