Carros elétricos terão desconto no IPI? Veja as regras: Nova perspectiva

Por Mateus Omena 11 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Carros elétricos terão desconto no IPI? Veja as regras: Nova perspectiva

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. É essencial notar que "o ipi passa a ser zero a partir de amanhã para o carro sustentável. a proposta prevê que veículos mais econômicos e menos poluentes terão alíquotas reduzidas, enquanto os modelos que mais poluem terão alíquotas mais altas De acordo com informações, o decreto do governo federal cria a...

Saiba mais: O presidente luiz inácio lula da silva assinou nesta quinta-feira, 10, um decreto que estabelece a redução das alíquotas de ipi (imposto sobre produtos industrializados) para carros mais leves, eficientes e movidos por fontes de energia limpa, que estejam dentro dos requisitos de reciclabilidade e segurança. Veja os detalhes a seguir.

É essencial notar que o decreto regulamenta o chamado ipi verde, parte do programa mover (mobilidade verde e inovação) de estímulo à indústria automotiva. a proposta prevê que veículos mais econômicos e menos poluentes terão alíquotas reduzidas, enquanto os modelos que mais poluem terão alíquotas mais altas

É essencial notar que o decreto regulamenta o chamado ipi verde, parte do programa mover (mobilidade verde e inovação) de estímulo à indústria automotiva. - Mateus Omena

De acordo com informações, o decreto do governo federal cria a categoria de carro sustentável, permitindo que veículos compactos com alta eficiência energética e fabricados no brasil tenham o ipi zerado.

De acordo com nota publicada pelo planalto, o mover já incentivou investimentos de r$ 190 bilhões no setor automotivo, envolvendo montadoras e fábricas de autopeças.

É essencial notar que a medida deve beneficiar os veículos 1. 0 flex, que são movidos a etanol ou gasolina e possuem potência inferior a 90 cavalos atualmente, esses modelos, como o fiat argo, cronos e kwid, pagam alíquota de 7% de ipi as versões 1 0 turbo, no entanto, deverão ficar de fora dessa isenção

De acordo com informações, carros elétricos não serão beneficiados com o desconto, pois um dos critérios obrigatórios para a concessão do incentivo é que o veículo seja fabricado no brasil.

Na cerimônia de lançamento do decreto, no palácio do planalto, geraldo alckmin, ministro do desenvolvimento, indústria, comércio e serviços, afirmou que a medida entra em vigor nesta sexta-feira, 11. ele também reforçou que a lei assinada pelo presidente lula beneficia os carros com maior reciclabilidade e capacidade de redução de gases poluentes, além de dar incentivos à indústria nacional.

É essencial notar que o ipi passa a ser zero a partir de amanhã para o carro sustentável. não haverá nenhum aumento de carga tributária ou déficit simplesmente, é um incentivo à descarbonização, à sustentabilidade, ao meio ambiente, disse alckmin

Segundo fontes, e acrescentou: além de ter um caráter social, pois reduz o preço do carro de entrada e mais pessoas podem ter acesso a um carro zero quilômetro, e isso ajuda a renovar a frota, traz segurança automotiva e melhor tratamento da questão ambiental e reciclabilidade.

Adicionalmente, o decreto que regulamenta o programa não terá impacto fiscal, já que foi estruturado como uma fórmula de soma zero, levando em conta o total de carros vendidos no brasil. segundo o planalto, a medida é valida até dezembro de 2026.

Quais são os requisitos para redução do IPI?

Importante mencionar que para que um carro seja considerado sustentável e tenha direito à redução do ipi, ele deve atender a quatro condições:

De acordo com informações, as montadoras interessadas devem solicitar o credenciamento junto ao mdic para que seus veículos sejam avaliados e incluídos na lista de modelos aptos a receber o benefício. após a aprovação, a portaria será publicada e as montadoras poderão começar a comercializar os modelos com o desconto total. atualmente, a alíquota mínima para esses carros é de 5,27%.

Entenda o novo cálculo do IPI

Além disso, para os outros veículos, o decreto estabelece um novo sistema de cálculo do ipi, que entra em vigor em 90 dias. a nova tabela parte de uma alíquota base de 6,3% para veículos de passageiros e 3,9% para comerciais leves, com ajustes baseados em critérios como eficiência energética, tecnologia de propulsão, potência, segurança e índice de reciclabilidade.

Importante mencionar que veículos com melhores desempenhos receberão bônus (descontos no imposto), enquanto os com piores indicadores terão aumento na alíquota. por exemplo, um carro híbrido-flex pode ter sua alíquota reduzida em até 1,5 ponto percentual, com descontos adicionais para eficiência energética e reciclabilidade com isso, o ipi do veículo pode cair de 6,3% para 2,8%

Segundo fontes, a expectativa é que até 60% dos veículos vendidos no brasil em 2024 se beneficiem da redução do ipi, sem gerar impacto fiscal.

Critérios de eficiência e tecnologia: Saiba mais

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: