Exclusivo: Governo nunca teve intenção de acabar com CPTM, mas futuro será desenhado, diz presidente da estatal
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Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. É essencial notar que a meta inicial era um contrato em 2024 e outro em 2025. para 2026, a meta é assinar de três contratos essa é uma projeção, mas, como estamos em um mercado novo, o valor financeiro e o volume de contratos devem crescer gradualmente à medida que o mercado...
Confira como A companhia paulista de trens metropolitanos (cptm) segue de olho no futuro. Continue lendo para saber mais.
Importante mencionar que perto de concluir o processo de transição da linha 7-rubi, que será operada pela concessionária tic trens a partir de novembro, e ver todas as linhas leiloadas à iniciativa privada, o presidente da estatal michael sotelo garante que nunca existiu plano para o fim da empresa e o foco é na potencialização da arrecadação de receitas não tarifárias
Especialistas apontam que é importante deixar claro que o governo do estado nunca teve a intenção de acabar com a cptm. esse tipo de angústia fica surgindo de vez em quando, mas nunca foi colocado de forma oficial. a lógica das concessões sempre foi voltada para a melhoria da qualidade, avançar nos investimentos, e destravar o desenvolvimento, afirma em entrevista exclusiva à exame.
Além disso, a estatal chegou na última sexta-feira, 19, ao marco de um ano do cptm serviços, vertente que oferece consultoria, manutenção e aluguel de ativos relacionados a trilhos para concessionárias privadas e públicas.
Vale destacar que já foram dois contratos assinados nesse período, dentro da meta definido pela empresa de um contrato por ano
De acordo com informações, esses contratos somam quase r$ 5 milhões. embora ainda não representem um valor expressivo no nosso orçamento, é um passo importante. a cptm está se posicionando no mercado de prestação de serviços de consultoria, algo inédito para uma empresa pública de transporte no brasil, diz sotelo.
O primeiro foi com a central logística, órgão vinculado à secretaria de transporte e mobilidade urbana do estado do rio de janeiro (setram), no fim de 2024.
Importante mencionar que o segundo foi com a empresa pública de urbanismo da prefeitura de são paulo para estruturação do projeto de veículo leve sobre trilhos (vlt)
De acordo com informações, para o próximo ano, a meta é de três contratos. o executivo diz que até três empresas estão em negociação para contratos de serviços continuados de manutenção e consultoria.
o valor financeiro não é o principal agora, mas sim o posicionamento e a criação de um portfólio sólido de contratos, diz.

Importante mencionar que cptm: sotelo assumiu o comando da empresa em agosto de 2024 (cptm/divulgação)
De acordo com informações, hoje, as receitas não tarifarias representam apenas 16% do faturamento da estatal. sotelo afirma que esse número tem crescido, enquanto o prejuízo da empresa também caiu nos últimos anos.
Além disso, o carro chefe da empresa é a receita tarifária, que vem da operação dos 196 quilômetros das linhas 7, 10, 11, 12 e 13. dessas linhas, apenas a 10-turquesa ainda não foi a leilão, mas o certame deve ocorrer ainda esse ano.
Vale destacar que sotelo afirma que nesse cenário a cptm tem três papéis diferentes para assumir. o primeiro seria continuar como um braço do governo estadual, focado no desenvolvimento de projetos e implantação de obras
De acordo com informações, o segundo seria atuar como operador em linhas regionais de média capacidade. o terceiro cenário seria a cptm se tornar um agente mais generalista, que cuida de toda a infraestrutura do país.
O executivo valoriza o quadro técnico da companhia como essencial para a existência dessas possibilidades.
Importante mencionar que todos esses cenários são viáveis, e o mais provável é que eles coexistam. o papel da cptm no futuro ainda está sendo desenhado o governo do estado tem se mostrado muito focado em manter a expertise e capacidade técnica da cptm, afirma
Detalhes sobre Veja a entrevista completa de Michael Sotelo, presidente da CPTM
Especialistas apontam que qual será o papel da cptm nesse cenário sem a operação das linhas?
Primeiramente, é importante deixar claro que o governo do estado nunca teve a intenção de acabar com a cptm. esse tipo de angústia fica surgindo de vez em quando, mas nunca foi colocado de forma oficial. a lógica das concessões sempre foi voltada para a melhoria da qualidade, avançar nos investimentos, e destravar o desenvolvimento. a cptm tem uma grande expertise interna e o governador tem deixado claro que não se trata de um movimento pela qualidade do serviço, mas para acelerar investimentos.
Vale destacar que e como a cptm serviços entra nessa lógica
Segundo fontes, o que aconteceu é que, há um ano, lançamos o serviço da cptm serviços, para gerar novos negócios. o primeiro contrato assinado foi com o rio de janeiro, e logo após, assinamos com a empresa pública de urbanismo da prefeitura de são paulo. esses contratos somam quase r$ 5 milhões. embora ainda não representem um valor expressivo no nosso orçamento, é um passo importante. a cptm está se posicionando no mercado de prestação de serviços de consultoria, algo inédito para uma empresa pública de transporte no brasil.
No primeiro ano da cptm serviços, o que vocês esperavam alcançar? e o que já foi feito até agora?
É essencial notar que a meta inicial era um contrato em 2024 e outro em 2025. para 2026, a meta é assinar de três contratos essa é uma projeção, mas, como estamos em um mercado novo, o valor financeiro e o volume de contratos devem crescer gradualmente à medida que o mercado reconheça a nossa competência
De acordo com informações, e como tem sido esse processo de negociação com o setor privado? quantos contratos ainda estão em negociação?
Estamos em negociações com mais dois ou três contratos, principalmente na área de serviços continuados. são serviços de manutenção e consultoria que vão além de um estudo específico. são contratos de longo prazo, em que a cptm está se posicionando como um player estratégico no mercado. temos sido procurados por várias entidades privadas, mas há um tempo de amadurecimento e negociação até que esses contratos se concretizem.
É essencial notar que além dos contratos, quais outras estratégias a cptm serviços está adotando para se posicionar como uma empresa de prestação de serviços no setor de infraestrutura
De acordo com informações, uma das estratégias é aumentar nossa presença em eventos setoriais e outros não tão relacionados ao setor ferroviário, mas que se conectem com a nossa experiência, como tecnologia de transporte e comunicação. estamos muito bem posicionados nas redes sociais e temos expertise em logística de grandes públicos, o que nos permite participar de eventos que exigem grandes volumes de pessoas, como em eventos turísticos ou de segurança.
Você espera que a cptm serviços seja o principal negócio? ou existem outros planos para o faturamento da empresa?
É essencial notar que se a cptm deixar de ser o operador das linhas, ela pode assumir três papéis diferentes. o primeiro seria continuar como um braço do governo do estado, focado no desenvolvimento de projetos e implantação de obras o segundo seria atuar como operador em linhas regionais de média capacidade, por exemplo, entre santos e cajati, onde poderíamos implantar e operar a linha até que uma concessão privada assuma o terceiro cenário seria a cptm se tornar um agente mais generalista, no estilo da infra, que cuida de toda a infraestrutura do país o papel de planejador, desenvolvedor e operador de linhas de média capacidade, como estamos fazendo atualmente, é uma possibilidade real podemos também assumir um papel híbrido, como no caso da concessão da linha 4, onde o estado fez a obra e o privado assume a operação e a manutenção estamos estudando todas essas opções e tudo vai depender do governo e das demandas do mercado
Segundo fontes, e, dentro desse cenário, qual é o plano estratégico do governo estadual para a cptm após o período de transição das linhas? quais cenários são mais concretos nesse momento?
Todos esses cenários são viáveis, e o mais provável é que eles coexistam. o papel da cptm no futuro ainda está sendo desenhado. o governo do estado tem se mostrado muito focado em manter a expertise e capacidade técnica da cptm, o que nos dá uma grande confiança de que a cptm continuará tendo um papel importante, seja como prestadora de serviços, planejadora de projetos ou até como operadora de linhas de transporte regional. essa construção ainda está em andamento.
É essencial notar que como está sendo a gestão de custos e eficiência na cptm, considerando que a empresa tem registrado prejuízos
De acordo com informações, a cptm está buscando constantemente melhorar sua eficiência. temos trabalhado na redução de custos, simplificação de processos e em uma gestão mais eficiente de insumos. um exemplo é a redução de 20% no custo de manutenção de trens, após uma nova licitação, e a redução de custos com energia elétrica, que conseguimos por um leilão antecipado. embora a cptm tenha registrado prejuízos, estamos buscando ativamente aumentar a receita não tarifária, que hoje já representa 16% da nossa receita total. a eficiência tem sido uma prioridade, e os resultados já estão aparecendo, com um nível de cobertura melhorando a cada ano.
E quanto ao futuro do quadro de funcionários da cptm, considerando que a empresa vai passar por mudanças operacionais?
Importante mencionar que estamos acompanhando a evolução da cptm e, no curto prazo, já implementamos um programa de demissão voluntária (pdv). esse processo é para garantir que a cptm se ajuste à nova realidade, mas com muita transparência e planejamento também estamos buscando integrar nossa mão de obra com outras concessionárias, já que o setor ferroviário é altamente técnico e a escassez de profissionais qualificados é um desafio estamos oferecendo capacitação interna para que os funcionários possam se adaptar às novas demandas, seja em gestão, empreendorismo ou em outras áreas o processo de transição está sendo feito com muito cuidado, respeitando os colaboradores e suas necessidades
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