Motiva prevê R$ 60 bi de Capex e aposta em 'seletividade' em leilões de rodovias e trilhos: Nova perspectiva
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Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. "temos investidores internacionais que nos dizem 'a história de vocês é muito complexa, são muitos ativos, 37 ativos, eles são difíceis de modelar'. 7 - investimento no porto de santos chega a r$ 22 bi e promete modernização e integração com a cidade É essencial notar que ep.
Saiba mais: Após uma participação discreta nos primeiros leilões de rodovias de 2025, a motiva, antiga ccr, prepara-se para disputar certames estratégicos no fim do ano e reforçar sua estratégia de crescimento baseada em seletividade e rentabilidade, de acordo com o ceo, miguel setas, em entrevista ao exame infra. a companhia projeta investir até r$ 60 bilhões de capex (investimentos em obras) até 2035, com a maior concentração dos aportes nos próximos cinco anos. Continue lendo para saber mais.
Vale destacar que estamos numa fase de investimento, uma fase de crescimento. o que colocamos para o mercado é que isso nos permitirá aumentar o ebitda [lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização] da companhia próximo de 10% ao ano até 2035, afirmou o executivo no programa realizado pela exame em parceria com a empresa suporte
Especialistas apontam que segundo setas, cerca de dois terços dos investimentos previstos ocorrerão até o início da próxima década.
Além disso, em 2023, a empresa já havia registrado um recorde de investimentos, de r$ 7,4 bilhões, acima da média histórica, entre r$ 1 bilhão e r$ 2 bilhões anuais. em 2024, o patamar deve se repetir, consolidando uma nova curva de crescimento.
Foco em rodovias: Uma nova visão
É essencial notar que o calendário de concessões públicas tem sido central para a estratégia da companhia. o ministério dos transportes marcou para as últimas semanas de outubro os leilões dos lotes 4 e 5 das rodovias integradas do paraná
De acordo com informações, juntos, os projetos somam mais de mil quilômetros de estradas federais e estaduais e preveem cerca de r$ 19,7 bilhões em investimentos.
No ano passado, a então ccr já havia vencido o lote 3 do mesmo programa, que reúne quase 570 quilômetros de rodovias federais e estaduais. a disputa foi acirrada e definida no viva-voz, quando a empresa ofereceu desconto de 26,6% sobre a tarifa de pedágio.
Importante mencionar que segundo setas, essa vitória cria uma lógica de sinergia regional e fortalece o interesse da motiva nos novos certames do estado
Segundo fontes, termos ganho um lote no paraná viabiliza o interesse no estado do paraná, acaba por ser um elemento facilitador de tomada de decisão, porque se porventura viermos a participar [dos leilões], a decisão ainda não está tomada, ela está dentro de uma lógica sinérgica regional, disse o ceo da motiva.
existe uma busca por qualidade, ativos premium, regiões do país onde nós entendemos que o ambiente de negócios é adequado, sinergias e seletividade com rentabilidade, complementou.
Vale destacar que além dos certames federais, a motiva acompanha de perto licitações do estado de são paulo. entre elas, a nova concessão dos lotes rodoviários rota mogiana e circuito das águas operados atualmente no interior de são paulo pela renovias, concessionária da motiva
De acordo com informações, o projeto, que inclui trechos já administrados pela companhia e novas vias do departamento de estradas de rodagem do estado (der-sp), contempla mais de 916 quilômetros e mais de r$ 15,4 bilhões em investimentos em infraestrutura. estão previstas duplicações, construção de passarelas e a introdução do pedágio eletrônico sem cancela (free flow).
A motiva estuda simplificar o portfólio e avalia uma possível saída do setor de aeroportos, no qual tem 20 ativos, para priorizar os modais rodoviário e ferroviário.
Vale destacar que neste momento, tanto trilhos como rodovias têm oportunidades muito construtivas. em são paulo, a agenda de concessões estaduais em trilhos é intensa, e no nível federal há um pipeline enorme de rodovias para licitação, afirmou
Segundo fontes, segundo ele, a presença nos dois segmentos permite diversificar riscos e ajustar a estratégia conforme o cenário.
temos investidores internacionais que nos dizem 'a história de vocês é muito complexa, são muitos ativos, 37 ativos, eles são difíceis de modelar'... portanto, vamos no sentido de simplificar essa história, de pegar nesse investimento [em aeroportos], nesse capital que está hoje alocado nesse modal, e reinvestir nos outros dois modais. essa é a estratégia, disse o ceo.
Detalhes sobre E no mercado em expansão dos trilhos
Vale destacar que no segmento de trilhos, a empresa vê um campo fértil para expansão, sobretudo em são paulo e no rio de janeiro
Segundo fontes, setas lembra que, mesmo nas cidades mais avançadas, a densidade de transporte sobre trilhos no brasil é menor do que a de capitais vizinhas. são paulo e rio têm menos da metade da densidade de santiago, no chile. em comparação com nova iorque, a diferença é ainda maior.
Adicionalmente, segundo o executivo, o brasil possui um mercado potencial de r$ 240 bilhões em mobilidade urbana sobre trilhos, dos quais r$ 75 bilhões estão no radar da motiva.
Vale destacar que nossa prioridade é estar em mercados onde já atuamos — são paulo, rio de janeiro e bahia — e buscar sinergias. além disso, temos mais interesse em projetos em que a dominância seja a operação, e não a construção pesada, disse
Segundo fontes, entre os leilões previstos no curto prazo em são paulo estão o trem intercidades (tic) até sorocaba e a concessão da linha 10-turquesa, que prevê a construção da estação 14-ônix.
A presença de players nacionais e internacionais nos certames é vista por setas como um sinal positivo. a concorrência eleva a barra da gestão, nos obriga a trazer mais eficiência, tecnologia e inovação. é um sinal de maturidade do setor e de estabilidade regulatória, afirmou.
Importante mencionar que ainda assim, ele observa que o número de competidores em rodovias é limitado, o que reforça a vantagem da motiva em ser seletiva. vamos poder escolher aquilo que nos interessa: ativos premium, em regiões com ambiente de negócios adequado e potencial de sinergia, reforçou
EXAME INFRA: Saiba mais
De acordo com informações, o exame infra é um podcast da exame em parceria com a empresa suporte, especializada em soluções para obras e projetos de infraestrutura. com episódios quinzenais disponíveis no youtube da exame, o programa se debruçará sobre os principais desafios do setor de infraestrutura no brasil.
Ep. 1 - exame infra: sp planeja concessões de rodovias, cptm e mais com r$ 30 bi em investimentos
Importante mencionar que ep. 2 - exame infra: com prazo para setembro de 2026, via appia quer antecipar entrega final do rodoanel norte
Segundo fontes, ep. 3 - exame infra: rodovias, ferrovias, 'antídoto' para o câmbio: a agenda de r$ 160 bi do ministério dos transportes
Ep. 4 - '26 anos em 5': rodovias no brasil terão r$ 150 bi em investimentos até 2030, diz presidente da abcr
Vale destacar que ep. 5 - com r$ 22 bi ao ano, brasil ainda investe menos da metade para atingir meta de saneamento
Segundo fontes, ep. 6 - privatização da sabesp triplica velocidade da empresa, que contrata r$ 15 bi em 90 dias, diz diretor
Adicionalmente, ep. 7 - investimento no porto de santos chega a r$ 22 bi e promete modernização e integração com a cidade
É essencial notar que ep. 8 - rumo investe r$ 6,5 bi para conectar terminal de grãos ao 'coração' da soja no mt
De acordo com informações, ep. 9 - concessionárias investirão r$ 40 bi de rodovias a hidrovias até 2029, diz ceo da moveinfra
Ep. 10 - fundos de investimentos se consolidaram no mercado de leilões, diz ceo de concessões de r$ 27 bi
Vale destacar que ep. 11 - 'brasil tem pressa' e licenciamento ambiental deve ser votado antes do recesso, diz arnaldo jardim
Especialistas apontam que ep. 12 - governo de são paulo prepara leilão de r$ 20 bilhões para saneamento em cidades fora da sabesp
Ep. 13 - com r$ 30 bi em capex até 2030, ecorodovias prioriza seletividade, diz diretor-geral
Vale destacar que ep. 14: aegea avalia ipo em 2027 e prepara estrutura para novo ciclo de expansão e investimentos
Segundo fontes, ep. 15: repactuação de rodovias atraem poucos players — mas fernão dias deve ter disputa, diz especialista
Por outro lado, ep. 16: com r$ 20 bi em ppps e concessões, rs avança com leilões de rodovias, saúde e educação
É essencial notar que ep. 17: sanepar planeja disputar concessões fora do paraná a partir de 2026, diz presidente
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