O restaurante que começou com megafone e virou febre em Porto Alegre prepara estreia em São Paulo: Detalhes revelados

Por Isabela Rovaroto 30 de junho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
O restaurante que começou com megafone e virou febre em Porto Alegre prepara estreia em São Paulo: Detalhes revelados

Novos detalhes sobre o restaurante que começou com megafone e virou febre em porto alegre prepara estreia em são paulo vêm à tona. Vale destacar que “o carinho que recebemos do público nesses momentos mostra que a marca virou algo maior. a parceria com o frigorífico silva garante carne do pampa.

Em uma revelação exclusiva, Foi com carne de açougue, grelha improvisada e megafone na calçada que nasceu o 20barra9, em 2015, no bairro moinhos de vento, em porto alegre. “a proposta era reunir amigos em torno da brasa, como num churrasco de domingo”, diz pedro césar bergamaschi, fundador e diretor de produto. mas o que começou como um boteco informal, sem garçom e sem fogão, cresceu. Veja os detalhes a seguir.

Importante mencionar que hoje, o grupo opera três unidades do 20barra9, uma casa sazonal na praia, uma unidade da hamburgueria de rua e o 1835, restaurante de perfil mais sofisticado que funciona dentro do hotel kempinski laje de pedra, em canela, na serra gaúcha

Importante mencionar que hoje, o grupo opera três unidades do 20barra9, uma casa sazonal na praia, uma unidade da hamburgueria de rua e o 1835, restaurante de perfil mais sofisticado que funciona dentro do hotel kempinski laje de pedra, em canela, na serra gaúcha. - Isabela Rovaroto

Segundo fontes, agora, os fundadores se preparam para abrir restaurantes em são paulo, com inauguração prevista para 2026. a capital paulista receberá duas unidades: uma do 20barra9 e outra do 1835, que contará com uma carta de vinhos gaúchos, arquitetura autoral e cortes premium. os números no nome das marcas remetem à data da revolução farroupilha, nada mais gaúcho do que isso.

Além disso, “nós temos uma comunidade que volta de porto alegre pedindo restaurante em são paulo. chegou a hora”, diz marcio callage, fundador e diretor de marketing.

Vale destacar que o grupo ainda não definiu qual das marcas estreia primeiro na capital. a escolha dependerá do ponto comercial um dos sócios irá se mudar para são paulo para liderar a operação a estratégia é manter controle direto e garantir que a cultura da marca seja preservada mesmo longe de casa

Por que agora?

De acordo com informações, o plano de expansão é resultado de um crescimento nos últimos anos. o grupo tem cinco restaurantes, uma cozinha central com operação industrial e cerca de 300 funcionários. todos os meses, compra 25 toneladas de carne.

Em 2024, o faturamento anual superou os r$ 77 milhões. a virada começou em 2018, com a abertura da unidade no shopping iguatemi, em porto alegre, marcando a transição do improviso para a gestão estruturada.

Importante mencionar que "quando abrimos no iguatemi, o faturamento saltou de r$ 6 milhões para r$ 20 milhões por ano. agora temos estrutura para pensar maior", diz o ceo eduardo biton

Especialistas apontam que para profissionalizar a operação, o grupo contou com a chef carla pernambuco, que atuou como consultora dentro do projeto e participou da ampliação do menu. “ela nos ensinou a entregar volume sem perder identidade", afirma bergamaschi.

Detalhes sobre Uma nova leitura da cultura gaúcha

O 20barra9 não segue a caricatura do gaúcho tradicional, com espeto corrido e bombacha. em vez disso, aposta numa gastronomia com identidade local, mas reinterpretada sob uma ótica contemporânea, com ingredientes regionais, cuidado artesanal e forte conexão com o território.

É essencial notar que “nós crescemos assando carne em casa. nosso churrasco não tem rodízio, tem salada na brasa, burrata com massa filo, carreteiro feito com sobra do churrasco é o trivial, mas tratado com carinho", diz bergamaschi

Segundo fontes, essa filosofia se amplia no 1835, o restaurante mais sofisticado do grupo, instalado dentro do hotel kempinski, em canela. o ambiente é decorado com lustres de lã de ovelha feitos por artistas locais, quadros do pampa e móveis artesanais. o menu serve carnes tradicionais e inovações como salada de folhas na brasa e pudim de butiá, fruta tradicional no sul, além de contar com uma adega com dezenas de vinhos gaúchos.

“queremos ser um símbolo da carne gaúcha, mas sem folclore. a autenticidade está no sabor e na forma de receber", diz callage.

É essencial notar que 1/7 1835 carne e brasa restaurante em canela, rs foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (restaurante 1835 no hotel kempinski laje de pedra, em canela, na serra gaúcha. )

Especialistas apontam que 2/7 1835 carne e brasa restaurante em canela, rs foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (1835 propõe uma releitura do churrasco gaúcho)

3/7 1835 carne e brasa restaurante em canela, rs foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (1835: restaurante têm quadros dos pampas e também do bisavô e do tataravô do empresário josé paim)

Importante mencionar que 4/7 rodrigo rech, head de relacionamento pedro césar bergamaschi, diretor de produto eduardo biton, ceo marcio callage, diretor de marketing do restaurante 1835 em canela foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (liderança do restaurante 1835)

Especialistas apontam que 5/7 1835 carne e brasa restaurante em canela, rs foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (1835: restaurante de luxo tem 280 lugares, sofás, lustres de couro de ovelha e adega.)

6/7 1835 carne e brasa restaurante em canela, rs foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (1835: churrascaria serve carnes tradicionais e inovações)

Vale destacar que 7/7 1835 carne e brasa restaurante em canela, rs foto; leandro fonseca data: 03/06/2025 (1835: restaurante conta com adega com dezenas de rótulos gaúchos)

De acordo com informações, a autenticidade também está na escolha dos fornecedores. a parceria com o frigorífico silva garante carne do pampa. o grupo acompanha toda a cadeia, da origem ao prato e mantém a brasa como único método de preparo.

Além disso, apesar da expansão, os fundadores mantêm o espírito do início. muitos dos primeiros clientes continuam frequentando as casas, mandam mensagens e ajudam a divulgar a marca.

É essencial notar que “nosso compromisso é com a mesa e com o encontro real. trabalhar com fogo e carne exige padrão, mas também exige alma", diz callage

A virada na pandemia: Saiba mais

Especialistas apontam que em 2020, com os restaurantes fechados, o grupo precisou reagir rápido. em poucos dias, criou o smash burger para entrega no delivery. um contrato com a rappi viabilizou a operação, mas a verba da campanha foi usada para doar um respirador a um hospital local.

“nós fomos para o instagram e avisamos os clientes: vamos usar o dinheiro para comprar um respirador. se puder, ajuda a divulgar nosso delivery. o vídeo viralizou", diz callage.

Vale destacar que a ação virou o maior case de ativação da rappi no brasil naquele ano. o smash, que nasceu como resposta emergencial, transformou-se na marca de rua no ano passado, com loja parque pontal, além da operação por delivery

O impacto das enchentes no Rio Grande do Sul: Uma nova visão

De acordo com informações, as enchentes de maio de 2024 impactaram diretamente a operação do grupo, com queda no faturamento das unidades e dificuldades logísticas. o cais embarcadero e o mercado paralelo foram as operações mais afetadas.

No caso do mercado paralelo, o grupo optou por não continuar com a unidade. já o cais embarcadero foi reinaugurado em novembro do mesmo ano, cerca de seis meses após o impacto das águas. o pontal, outra unidade da marca, foi atingido indiretamente, já que o shopping ao redor ficou de difícil acesso devido à inundação. o grupo usou esse período de fechamento como ponto de produção de marmitas para ajudar nas comunidades afetadas.

Vale destacar que “o carinho que recebemos do público nesses momentos mostra que a marca virou algo maior. é uma rede de apoio”, diz callage

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