Porque 80% dos pequenos negócios devem adotar IA no marketing até 2026, segundo relatório
Até o fim de 2026, mais de 80% das pequenas empresas devem utilizar ferramentas de inteligência artificial no marketing.
O dado faz parte do relatório Small Business Now do 1º trimestre de 2026, da Constant Contact, que ouviu mais de 1.500 proprietários de pequenas e médias empresas em cinco países. Atualmente, 54% já utilizam essas soluções e outros 27% planejam começar ainda este ano. As informações foram retiradas da Forbes.
Adoção cresce com foco em eficiência
Entre as pequenas e médias empresas, o uso da tecnologia está concentrado em funções estratégicas do marketing. Segundo o levantamento, 45% utilizam as ferramentas para analisar tendências de clientes, 44% para produção de conteúdo e 40% para criação de imagens e peças visuais.
O cenário indica uma incorporação da tecnologia às rotinas centrais das áreas de marketing, especialmente em negócios com estruturas enxutas. A possibilidade de acessar recursos antes restritos a grandes departamentos amplia a capacidade operacional sem exigir expansão proporcional de equipe.
EXAME abre vagas para treinamento em Inteligência Artificial com desconto de 90% e direito a certificado; clique aqui e garanta vaga
Engajamento impulsiona investimentos
A combinação entre maior investimento e a busca por produtividade ajuda a explicar o avanço das ferramentas baseadas em dados. O objetivo é otimizar campanhas, identificar formatos com maior retorno e ajustar o momento de publicação.
Com o aumento da produção de conteúdo, cresce também a concorrência por atenção nos canais digitais. Nesse contexto, a utilização de ferramentas analíticas tende a integrar as estratégias de posicionamento e distribuição.
A ampliação do uso dessas soluções ocorre paralelamente à necessidade de maior consistência nas ações de comunicação, em um ambiente em que a presença digital se torna parte estruturante da estratégia comercial.
Quer entender tudo sobre inteligência artificial? Esse treinamento introdutório de quatro aulas te ensina como usar por apenas R$ 37
Novo patamar tecnológico
A tecnologia surge como alternativa para ampliar alcance e eficiência em um ambiente de custos pressionados. O uso de automação e análise de dados permite reorganizar processos internos e revisar prioridades de investimento.
À medida que a adoção se expande, empresas que ainda não utilizam essas ferramentas passam a competir em um mercado em que a automação e a análise de dados já fazem parte da rotina de parte significativa dos concorrentes.
O movimento sinaliza uma transição estrutural na forma como pequenas empresas organizam suas estratégias de marketing e acompanham resultados.
Aprenda IA do zero com este curso da EXAME e Saint Paul
De olho em quem deseja ingressar nesse mercado, a EXAME e Saint Paul apresentam o pré-MBA em Inteligência Artificial para Negócios, um treinamento introdutório ao seu curso de pós-graduação, por apenas R$37.
Ao final dos quatro encontros virtuais, que totalizam uma carga horária de três horas, todos os participantes receberão um certificado de conclusão do treinamento assinado pela Saint Paul e EXAME para incluir no currículo.
Veja, abaixo, os principais temas abordados:
Para aproveitar essa oportunidade única e garantir uma vaga, os interessados devem clicar aqui.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: