Saiba mais sobre: 99% dos corais do Atlântico podem morrer até 2100 com aquecimento global, diz estudo

Por Letícia Ozório 21 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: 99% dos corais do Atlântico podem morrer até 2100 com aquecimento global, diz estudo

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. Os pesquisadores acreditam que esforços para recuperar os recifes podem ajudar a reduzir os impa00octos da subida do mar, mas será difícil ter sucesso em grande escala enquanto o planeta continuar esquentando. Vale destacar que segundo a pesquisa, o mundo caminha para o ponto de não retorno quanto ao aquecimento que coloca...

De acordo com fontes, Praticamente todos os corais do oceano atlântico podem parar de crescer e sucumbir à erosão até o final do século se as temperaturas globais continuarem subindo, aponta um novo estudo publicado na revista nature. A história completa está aqui.

Importante mencionar que a análise de mais de 400 recifes de coral existentes em todo o atlântico estima que mais de 70% da espécie na região começará a morrer até 2040, mesmo sob cenários otimistas de aquecimento climático

Importante mencionar que a análise de mais de 400 recifes de coral existentes em todo o atlântico estima que mais de 70% da espécie na região começará a morrer até 2040, mesmo sob cenários otimistas de aquecimento climático. - Letícia Ozório

De acordo com informações, se o planeta exceder 2 °c de aquecimento acima das temperaturas pré-industriais até o final do século, 99% dos corais da região enfrentariam esse destino. atualmente, o planeta já aqueceu cerca de 1,3 °c em relação às temperaturas pré-industriais.

O impacto é catastrófico. os corais representam as fundações dos ecossistemas recifais, abrigando diversas espécies marinhas. funcionam também como uma quebra para as ondas, protegendo o litoral contra tempestades e marés altas.

É essencial notar que dados da administração oceânica e atmosférica nacional dos estados unidos mostram que um quarto da vida marinha global habita esses ambientes, beneficiando diretamente mais de 1 bilhão de pessoas

Segundo fontes, a pesquisa avaliou que as mudanças climáticas ocorrem numa velocidade que impede qualquer adaptação evolutiva dos corais.

Destruição dos corais: Uma nova visão

Adicionalmente, o caribe tem sofrido intensamente com temperaturas extremas e surtos patológicos agravados pelo calor excessivo. as medições indicam que 60% das formações da flórida e 40% das mexicanas praticamente interromperam seu crescimento natural.

Vale destacar que segundo a pesquisa, o mundo caminha para o ponto de não retorno quanto ao aquecimento que coloca em risco a população de corais

Segundo fontes, nos últimos anos, o branqueamento dos corais tem chamado a atenção. isso acontece pela alta na temperatura das águas, que expele algas microscópicas inseridas em seus tecidos. isso enfraquece os organismos e acelera a sua morte. o ano passado contou com o quarto episódio global de branqueamento devido a recordes térmicos oceânicos.

Os pesquisadores acreditam que esforços para recuperar os recifes podem ajudar a reduzir os impa00octos da subida do mar, mas será difícil ter sucesso em grande escala enquanto o planeta continuar esquentando.

É essencial notar que mesmo com foco na restauração, há muitos obstáculos. os corais crescem devagar e um recife pode levar centenas de anos para ficar grande o suficiente para proteger a costa

Segundo fontes, 1/15 extinção_natureza_cão_cantor_indonésia (new guinea singing dog)

Adicionalmente, 2/15 uma onça-pintada nas margens do rio cuiabá, no pantanal: animal está entre as espécies ameaçadas de extinção e impactadas pelos recentes incêndios no bioma. (fires ravage the pantanal)

É essencial notar que 3/15 risco: algumas espécies de borboletas estão sob o risco de extinção (na amazônia equatoriana, borboletas medem a mudança climática)

Segundo fontes, 4/15 pongo tapanuliensis: nova espécie de primata já está ameaçada de extinção. (especies-pongo)

5/15 por meio do disney conservation fund, a the walt disney company continua apoiando as iniciativas realizadas por organizações da região (mico-leao-disney)

Vale destacar que 6/15 (arara-azul)

Segundo fontes, 7/15 6. floresta nacional de carajás/am (size_960_16_9_carajas.jpg)

Além disso, 8/15 (lobo-guara)

Importante mencionar que 9/15 baleias fin (size_960_16_9_20151019-26684-3htp77. jpg)

Segundo fontes, 10/15 peixe-boi em aquário (size_960_16_9_peixe-boi.jpg)

11/15 um pinguim africano (size_960_16_9_pinguim-africano.jpg)

Importante mencionar que 12/15 filhote de rinoceronte de java (size_960_16_9_filhote-de-rinoceronte-de-java. jpg)

De acordo com informações, 13/15 helonoidis phantasticus: também conhecida como a tartaruga gigante de fernandina. (tartaruga-galapagos-fernandina)

14/15 panda ameaça extinção (giant panda (ailuropoda melanoleuca))

É essencial notar que 15/15 mudanças no clima afetam espécies raras de madagascar (size_960_16_9_lemure_madagascar590. jpg)

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: