Saiba mais sobre: Como a saída da Electronic Arts da bolsa pode explicar o momento da indústria de games
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Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. Vale destacar que nicholas lovell, analista e cofundador da produtora independente de jogos spilt milk studios, disse à bloomberg que os executivos da electronic arts podem ver o preço de us$ 50 bilhões como um "pico de avaliação, porque uma indústria que passa de ser avaliada por múltiplos de crescimento para múltiplos...
Confira como A electronic arts, uma das produtoras de videogame mais icônicas do mercado, acaba de confirmar um movimento que pode redefinir não só o futuro da companhia, mas também sinalizar a direção de toda a indústria. a empresa será comprada por um consórcio liderado pela silver lake management, o fundo de investimento público da arábia saudita e a affinity partners, em um acordo avaliado em us$ 55 bilhões, que retira a ea da bolsa de valores. A história completa está aqui.
Vale destacar que segundo a bloomberg, o negócio está entre as maiores aquisições alavancadas já realizadas, superando até estimativas iniciais que falavam em algo em torno de us$ 50 bilhões. os acionistas receberão us$ 210 por ação em dinheiro
Segundo fontes, a electronic arts, conhecida por jogos como battlefield e ea sports fc, está entre as maiores empresas de videogames dos eua, ao lado da roblox corp., avaliada em quase us$ 94 bilhões, e da take-two interactive software inc., editora da série grand theft auto, com market cap de us$ 47 bilhões.
Um acordo, que pode ser anunciado ainda esta semana, daria continuidade à tendência de consolidação no setor após a activision blizzard, criadora da franquia call of duty, ter sido comprada pela microsoft há dois anos, e a zynga, adquirida pela take-two em 2022.
Importante mencionar que especialistas temem que essa mudança sugira que os executivos da ea estejam buscando uma saída devido a preocupações com o futuro da indústria de videogames, que movimenta us$ 178 bilhões, segundo a bloomberg
Segundo fontes, o crescimento vem desacelerando após um período de grandes investimentos em jogos ao longo da década de 2010 e em 2020, quando a pandemia de covid-19 impulsionou as vendas. desde então, os jogadores tendem se entreter com jogos mais antigos (e seus favoritos) em vez de comprar novos títulos, que podem custar até us$ 80. a electronic arts está programada para lançar battlefield 6 em 10 de outubro, e o burburinho inicial em torno do título tem sido forte.
Por que a EA?
Além disso, fundada em 1982, a electronic arts é uma das maiores produtoras de videogames do mundo. a empresa desenvolveu diversas franquias de sucesso, incluindo battlefield e the sims, e também lança jogos esportivos populares, como madden nfl. nos últimos anos, porém, lançou menos títulos, concentrando-se em jogos de serviço ao vivo projetados para gerar receita recorrente, como o jogo de tiro online apex legends, lançado em 2019 e ainda atualizado regularmente.
Vale destacar que nicholas lovell, analista e cofundador da produtora independente de jogos spilt milk studios, disse à bloomberg que os executivos da electronic arts podem ver o preço de us$ 50 bilhões como um pico de avaliação, porque uma indústria que passa de ser avaliada por múltiplos de crescimento para múltiplos de maturidade vê seu valor cair mesmo com o crescimento dos lucros
De acordo com informações, a electronic arts gerou quase 75% de suas vendas do ano fiscal de 2025 com receita de serviços ao vivo. esse tipo de padrão pode parecer previsível e, portanto, mais atraente para uma aquisição alavancada.
A indústria de videogames cresceu em 2020 à medida que os lockdowns da covid deixaram as pessoas mais em casa e com tempo jogar. as empresas de jogos fizeram grandes investimentos — de aquisições a altos gastos em desenvolvimento — na esperança de ver esse crescimento continuar. muitas dessas apostas, porém, não deram certo, levando a um período de contração e à perda de dezenas de milhares de empregos.
É essencial notar que o futuro da indústria de jogos em si é incerto e não se pode esperar um crescimento significativo, disse naoko kino, ceo da kyos co. , uma empresa de desenvolvimento de jogos em tóquio o negócio de jogos é, de certa forma, uma forma de jogo de azar, o que o torna inerentemente instável, falou o executivo à bloomberg
Segundo fontes, no início deste ano, a electronic arts cortou centenas de empregos, sua terceira demissão em massa desde 2023. a empresa também fechou estúdios e cancelou vários projetos, como um jogo baseado na franquia pantera negra.
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