Saiba mais sobre: Em 5 anos, Pix foi principal fator de mudança no e-commerce, sendo incluído em 100% dos checkouts

Por Bússola 21 de julho de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Saiba mais sobre: Em 5 anos, Pix foi principal fator de mudança no e-commerce, sendo incluído em 100% dos checkouts

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. Siga a bússola nas redes: instagram | linkedin | twitter | facebook | youtube. os números são do mês de julho de 2025 Especialistas apontam que o comitê de meios de pagamento e antifraude da camara-e.

Em uma revelação exclusiva, Os meios de pagamento no comércio eletrônico brasileiro passaram por uma transformação estrutural nos últimos cinco anos, conforme aponta levantamento da câmara brasileira da economia digital (camara-e.net), em parceria com a consultoria gmattos. Veja os detalhes a seguir.

Importante mencionar que o estudo revela que, de 2021 a 2025, o pix passou a estar presente em 100% dos checkouts monitorados, acompanhando o percentual de presença do cartão de crédito em todas as plataformas

Importante mencionar que o estudo revela que, de 2021 a 2025, o pix passou a estar presente em 100% dos checkouts monitorados, acompanhando o percentual de presença do cartão de crédito em todas as plataformas. - Bússola

Segundo fontes, já o bnpl – sigla para buy now, pay later (compre agora, pague depois), que permite o parcelamento fora do cartão de crédito tradicional – surgiu como uma nova alternativa e hoje já é oferecido em 61% dos sites.

Por outro lado, outros avanços, como a tokenização e o click to pay, demonstram como a modernização dos formatos de pagamento mudou o comportamento do consumidor.

É essencial notar que no sentido oposto, métodos mais tradicionais, como o boleto bancário, perderam espaço: a participação caiu de mais de 80% em 2021 para 32,2% em 2025. os números são do mês de julho de 2025

Mudança nos meios de pagamento acelera desenvolvimento do e-commerce: Uma nova visão

Especialistas apontam que o comitê de meios de pagamento e antifraude da camara-e.net avalia que o avanço de soluções digitais, como a tokenização, o click to pay, o pix e o bnpl, fortalece todo o ecossistema de pagamentos online.

A entidade aponta que operadoras tradicionais também aceleraram o desenvolvimento de carteiras eletrônicas, apis de integração e parcerias com fintechs.

Vale destacar que essas transformações se tornaram possíveis a partir da base sólida construída pelo próprio pix, que viabilizou liquidações instantâneas e de baixo custo, criando um ambiente propício para a inovação. “a competição virou uma alavanca de modernização”, reforça o comitê

PIX impulsiona inovação e competição

De acordo com informações, o crescimento do pix foi exponencial. criado pelo banco central, o sistema saltou de 32% de aceitação nos checkouts em 2021 para presença plena em 2025. a camara-e.net destaca que sua adoção massiva não apenas simplificou a jornada de compra dos consumidores, como também dinamizou o mercado de pagamentos ao impulsionar um ambiente mais competitivo.

Além disso, “o levantamento evidencia que o pix não apenas facilitou a experiência do consumidor, mas também dinamizou o mercado de pagamentos, possibilitando o surgimento de novos modelos e mais agilidade para os negócios”, diz gastão mattos, conselheiro da camara-e.net.

Vale destacar que “sem o pix, dificilmente o bnpl teria alcançado a tração atual, já que sua operação depende justamente de meios ágeis, baratos e escaláveis para funcionar com eficiência”, completa

Impulso ao e-commerce e à economia digital

Especialistas apontam que com o comércio eletrônico em expansão, os dados da associação brasileira das empresas de cartões de crédito e serviços (abecs) apontam que as compras não presenciais com cartão cresceram 16% no primeiro trimestre de 2025 – ritmo bem superior ao do produto interno bruto (pib) no mesmo período.

Já o relatório varejo online 2024, da fti consulting, mostra que o e-commerce já representa 9% das vendas totais do varejo brasileiro. embora ainda abaixo de mercados mais maduros, como os estados unidos (acima de 15%), o brasil trilha um caminho promissor.

Importante mencionar que a camara-e. net avalia que, com a consolidação do pix e a ascensão de modelos como o bnpl, abrem-se novas oportunidades para empresas que queiram oferecer experiências mais fluídas e eficientes ao consumidor “ganha o varejo, ganha o consumidor e ganham os provedores que souberem inovar com agilidade”, conclui gastão mattos

Especialistas apontam que realizado desde 2021, o levantamento observa, a cada dois meses, a jornada de compra em 59 grandes lojas online brasileiras. a metodologia inclui simulações reais de compra, com análise da oferta de pagamentos via cartão de crédito, débito, pix, carteiras digitais, boleto e parcelamentos alternativos como o bnpl.

Siga a bússola nas redes: instagram | linkedin | twitter | facebook | youtube

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: