Saiba mais sobre: 'Vale Tudo': como a novela mudou a história dos restaurantes (e de capitalistas) em Cuba
:format(webp))
Novos detalhes sobre saiba mais sobre vêm à tona. entre eles, os restaurantes familiares, abertos dentro das casas. Não foi coincidência.
Em uma revelação exclusiva, Nesta semana, a tv globo exibe a última semana do remake de vale tudo, uma das maiores obras da teledramaturgia brasileira. enquanto os telespectadores tentam descobrir quem matou a vilã odete roitman, também verão o desfecho de outros personagens importantes, como raquel acioly, que na versão original, travava uma guerra fria com a filha, maria de fátima, para debater se valia a pena ser honesto no país. Continue lendo para saber mais.
Especialistas
É essencial notar que em cuba, no entanto, a primeira versão da novela tem outro significado
Especialistas apontam que por lá, para muitos, vale tudo é um marco econômico.
Novos
Exibida pela televisão estatal em 1995, a história da personagem raquel — que perde tudo, começa vendendo sanduíches na praia e constrói sua própria rede de restaurantes, chamada de paladar — virou modelo real de sobrevivência. e deu nome ao principal símbolo da economia informal do país: os paladares cubanos.
É essencial notar que naquele ano, a ilha atravessava o “período especial”, colapso econômico causado pelo fim da união soviética, sua principal aliada comercial
Nesta
Segundo fontes, sem petróleo, comida ou empregos, o país foi forçado a flexibilizar sua economia — e pela primeira vez em décadas, autorizou pequenos negócios privados. entre eles, os restaurantes familiares, abertos dentro das casas. sem saber como chamá-los, os cubanos recorreram à ficção: batizaram os estabelecimentos de paladares, em homenagem ao nome do restaurante da novela.
Não foi coincidência. vale tudo foi exibida justamente no momento em que o governo começava a emitir licenças para trabalhadores autônomos, os chamados cuentapropistas.
É essencial notar que a personagem raquel, vivida por regina duarte, virou símbolo da nova mentalidade que começava a surgir: a de trabalhar por conta própria
Especialistas apontam que a influência foi tão concreta que, até hoje, o termo paladar - igual ao nome do restaurante de raquel - é usado exclusivamente em cuba para se referir a restaurantes privados.
Um nome vindo da ficção, que virou realidade — e que ajudou a transformar o setor de alimentação do país.
Nenhum comentário disponível no momento.
Comentários
Deixe seu comentário abaixo: