Bolsa encantada da Hermione existe? O Nobel mostra uma arquitetura molecular que parece mágica: Nova perspectiva

Por Luanda Moraes 8 de outubro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Bolsa encantada da Hermione existe? O Nobel mostra uma arquitetura molecular que parece mágica: Nova perspectiva

Uma análise detalhada mostra o impacto dessa história. yaghi, dos estados unidos, venceram o prêmio por desenvolverem as estruturas metalorgânicas, conhecidas pela sigla mofs De acordo com informações, a comparação com a bolsa mágica não foi feita por fãs da saga, mas pelo próprio presidente do comitê nobel de química, heiner linke.

Confira como Nesta quarta-feira, 8, a academia sueca anunciou o vencedor do prêmio nobel 2025 de química. os premiados foram três cientistas que criaram algo tão impressionante que foi comparado à bolsa da hermione, de harry potter. Veja os detalhes a seguir.

Vale destacar que susumu kitagawa, do japão, richard robson, da austrália, e omar m. yaghi, dos estados unidos, venceram o prêmio por desenvolverem as estruturas metalorgânicas, conhecidas pela sigla mofs

Vale destacar que susumu kitagawa, do japão, richard robson, da austrália, e omar m. - Luanda Moraes

Vale

De acordo com informações, a comparação com a bolsa mágica não foi feita por fãs da saga, mas pelo próprio presidente do comitê nobel de química, heiner linke. o motivo? esses materiais conseguem armazenar quantidades absurdas de substâncias em espaços minúsculos.

Para entender, imagine um hotel molecular. os mofs são estruturas sólidas repletas de pequenos espaços vazios — como quartos de hotel — onde moléculas podem entrar e sair.

É essencial notar que de acordo com a criação vencedora, em poucos gramas de um tipo chamado mof-5, a área interna total equivale a um campo de futebol americano, o que leva a analógia com o mundo mágico

Confira

Segundo fontes, o grande diferencial é que os cientistas conseguem ajustar as propriedades desses materiais de acordo com a necessidade.

Além disso, até o momento, é possível aplicações que vão do deserto à medicina:

Nesta

Vale destacar que embora muitas aplicações ainda estejam em pequena escala, os investimentos na área são grandes e o potencial é promissor

De acordo com informações, os três cientistas agora dividirão 11 milhões de coroas suecas — cerca de r$ 5,5 milhões. o prêmio será entregue em dezembro, em estocolmo.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: