Conversa de CEO: Grupo pão de açúcar e falconi discutem o papel da tecnologia no futuro do varejo
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Novos detalhes sobre conversa de ceo vêm à tona. ”, perguntou o vp da falconi. Vale destacar que o crescente sucesso dos produtos “ready to eat” e “ready to cook” também transformaram o dia a dia das lojas do grupo.
Em uma revelação exclusiva, No estúdio da exame, em são paulo, o vice-presidente da unidade de negócios da falconi especializada em bens de consumo e varejo, bruno henrique oliveira, conversou com o ceo do grupo pão de açúcar (gpa), marcelo pimentel, em mais um episódio da série conversa de ceo. os dois se reuniram para falar sobre o atual cenário do varejo, os desafios do setor e o papel cada vez mais estratégico da tecnologia na jornada do consumidor. Continue lendo para saber mais.
Vale destacar que o varejo é um setor fundamental para a economia brasileira e não só pelo quanto contribui com o pib e a enormidade de empregos gerados, mas também pelo papel crucial na cadeia de abastecimento. depois de enfrentar 2023, que se mostrou um ano muito desafiador aos varejistas, o segmento apresentou sinais de recuperação no ano passado de janeiro a novembro de 2024, registrou-se um crescimento de 4,7%, segundo dados do ibge a alta foi puxada, principalmente, pelos hipermercados e pelo setor farmacêutico
De acordo com informações, quando assumiu a presidência do gpa, em 2022, marcelo pimentel solicitou um inventário para descobrir quantos projetos a companhia estava tocando naquele exato momento. eram cerca de 300, sendo que cada projeto tinha equipe e orçamento próprios. ex-ceo da marisa, pimentel mandou interromper todos eles, com o consentimento do conselho de administração, e definiu seis pilares estratégicos para a empresa.
Foram eles: retomada de crescimento de vendas e ganho de market share; retomada da excelência de atendimento; crescimento online; crescimento orgânico das lojas minuto pão de açúcar; reformulação da estrutura de capital; e mudança de mentalidade interna para melhorar o foco do grupo.
É essencial notar que “ter convicção daquilo que é correto para a companhia e se manter fiel a isso é muito importante”, disse pimentel durante a entrevista para a série conversa de ceo, uma produção da falconi, maior consultoria brasileira de gestão empresarial, em parceria com a exame
Experiência multicanal
Segundo fontes, no início da conversa, oliveira e pimentel refletiram sobre o advento da jornada de compra phygital, que integra o mundo físico com o virtual, facilitando a vida dos consumidores, mas também impondo uma série de novos desafios para os varejistas.
Adicionalmente, “como o gpa tem conseguido navegar nesses dois mundos?”, perguntou o vp da falconi. “boa parte do turnaround da companhia nos últimos três anos tem a ver não só com o resgate da eficiência operacional do negócio, mas, principalmente, com voltar a atender as expectativas dos nossos clientes”, respondeu pimentel.
Clientes satisfeitos
Importante mencionar que e está dando certo. em 2022, o net promoter score (nps) da companhia era 40 no ano passado, saltou para 82 trata-se de uma métrica amplamente utilizada por empresas para medir o nível de satisfação e fidelidade dos clientes a melhora é creditada à maior aposta na multicanalidade e ao aprimoramento da experiência dos clientes
Especialistas apontam que “temos os supermercados, as unidades do minuto pão de açúcar e o e-commerce, mas os clientes enxergam tudo isso como um único negócio”, disse o ceo da varejista. “estamos prontos para atendê-los da forma que eles desejarem.”
Com mais de 700 lojas físicas, a rede comanda o maior e-commerce alimentar do brasil. esse enorme ecossistema tem sido aprimorado cada vez mais em razão de uma análise detalhada dos dados de compras.
É essencial notar que “nos ajuda a conhecer melhor nossos clientes e entregar mais comodidade para eles”, explicou pimentel. “uma das coisas que aprendemos, que parece óbvia, é o tamanho da importância das entregas no mesmo dia” daí os esforços para aumentá-las se as entregas do tipo correspondiam a 40% do total, hoje elas já representam 75%
Planejamento estratégico
De acordo com informações, instado a apontar quais são os principais desafios atuais e futuros do varejo e como o planejamento estratégico se adapta às eventuais mudanças de conjuntura, pimentel disse o seguinte: “quando você faz um planejamento estratégico plurianual, a única certeza que se tem é que haverá adaptações ao longo dos anos”. daí a importância, defendeu, da construção de equipes resilientes. “precisamos de mentes que provoquem o status quo e que estejam atentas não só ao que ocorre internamente, mas às mudanças externas”, afirmou.
Em outras palavras, ele valoriza muito quem tem capacidade de enxergar novas tendências com antecedência. a procura, cada vez maior, por alimentos saudáveis serve de exemplo. não por acaso, os produtos perecíveis já correspondem a 50% das vendas do gpa.
Vale destacar que o crescente sucesso dos produtos “ready to eat” e “ready to cook” também transformaram o dia a dia das lojas do grupo. “são categorias que facilitam a vida dos consumidores e que se alinham à crescente busca pela saudabilidade”, observa o ceo da varejista
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