Homem é detido após tentar invadir Palácio do Planalto

Por Heloísa Cipriano 10/09/2025 às 18:29 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Homem é detido após tentar invadir Palácio do Planalto

Homem é detido após tentar invadir Palácio do Planalto

Leonildo

Um homem identificado Leonildo dos Santos Fulgieri, natural de Santa Catarina, tentou subir a rampa do Palácio do Planalto por volta das 3h desta quarta-feira (10/9). O portal LeoDias recebeu de uma fonte ligada ao Palácio do Planalto, a confirmação de que Leonildo foi advertido verbalmente pela guarda presidencial, mas seguia avançando, levando os agentes a usarem arma não letal para contê-lo. Ele foi atingido na perna e no quadril, sem risco de vida, e conduzido à Polícia Federal (PF) para registro da ocorrência.

Um homem identificado Leonildo dos Santos Fulgieri, natural de Santa Catarina, tentou subir a rampa do Palácio do Planalto por volta das 3h desta quarta-feira (10/9). - Heloísa Cipriano

Planalto

O caso mobilizou militares do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e policiais do 6º Batalhão dos Poderes, que ajudaram a conduzir o suspeito até a sede da PF. Fontes confirmam que os disparos foram realizados com balas de borracha, com o objetivo de neutralizar a ameaça sem causar ferimentos graves.

Federal

A ação de Leonildo não teria relação com o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), em curso no momento. Bolsonaro é réu em processo que o acusa de cinco crimes, entre eles tentativa de golpe de Estado e organização criminosa armada

A tentativa de invasão gerou alerta devido à reincidência do suspeito. Conforme o portal Metrópoles, fontes confirmaram que Leonildo já havia tentado invadir prédios públicos anteriormente, incluindo o Senado Federal na última segunda-feira (8/9). A análise de câmeras de segurança permitiu vincular os dois episódios, levantando preocupações sobre o estado psicológico do invasor e sobre a necessidade de reforço nos protocolos de segurança.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência, Leonildo avançou de forma desordenada e ignorou as ordens de recuo, o que motivou a intervenção rápida da segurança. Após ser contido, ele recebeu atendimento médico.

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: