Líderes Extraordinários: Nova perspectiva

Por André Freire 18 de setembro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
Líderes Extraordinários: Nova perspectiva

A história por trás da notícia revela detalhes surpreendentes. Vale destacar que dados de uma pesquisa da harvard business review (2023), "the end of culture fit: why companies are prioritizing cognitive diversity", mostram que 58% das empresas ainda priorizam "fit cultural" na contratação, mas isso muitas vezes significa buscar pessoas que não desafiem a liderança.

De acordo com fontes, Em 1985, steve jobs foi demitido da apple por ser considerado 'difícil', um visionário insubmisso que desafiava cada decisão da diretoria. uma década depois, sua volta salvou a empresa da falência. histórias como essa revelam um paradoxo: muitos dos profissionais mais valiosos são justamente os que não se encaixam no molde corporativo tradicional. e, em um mercado que clama por inovação, contratar apenas quem 'não causa confusão' pode ser o maior risco para uma empresa. Veja os detalhes a seguir.

1. O mito do fit cultural e a armadilha do conformismo

Vale destacar que dados de uma pesquisa da harvard business review (2023), the end of culture fit: why companies are prioritizing cognitive diversity, mostram que 58% das empresas ainda priorizam fit cultural na contratação, mas isso muitas vezes significa buscar pessoas que não desafiem a liderança. o perigo desse movimento: times homogêneos criam groupthink (pensamento coletivo) e perdem capacidade de inovação

Comentários

Deixe seu comentário abaixo: