'O negócio de vocês está morrendo': Essa padaria de sp passou por um choque de gestão

Por Daniel Giussani e 11 de outubro de 2025 👁️ 0 visualizações 💬 0 comentários
'O negócio de vocês está morrendo': Essa padaria de sp passou por um choque de gestão

Novos detalhes sobre 'o negócio de vocês está morrendo' vêm à tona. Eles estão 100% inseridos na produção, o que os impede de focar na gestão do negócio e na captação de novos clientes. A dificuldade de delegar tarefas, a mentalidade de que ninguém mais pode fazer o pão tão bem, e a "culpa" de não estar na produção são...

Confira como A cena da panificação artesanal em são paulo é um universo à parte. Continue lendo para saber mais.

É essencial notar que nos últimos anos, se multiplicaram padarias e ateliês de pão de fermentação natural, cada um buscando seu espaço em um mercado que se tornou ao mesmo tempo apaixonante e extremamente competitivo

É essencial notar que nos últimos anos, se multiplicaram padarias e ateliês de pão de fermentação natural, cada um buscando seu espaço em um mercado que se tornou ao mesmo tempo apaixonante e extremamente competitivo. - Daniel Giussani e

Segundo fontes, é neste cenário que a esquina do pão, uma empresa na vila mariana, busca uma virada. a padaria, que abastece alguns dos restaurantes mais estrelados da cidade, se viu em um momento de estagnação.

A esquina do pão nasceu da união de dois jovens que se conheceram na faculdade.

Vale destacar que alana fonseca e brunno leonni começaram a fazer pães em 2008, muito antes da febre do sourdough, o pão de fermentação natural

Especialistas apontam que após alguns anos de trabalho num mesmo espaço, mas cada um com seu negócio, eles decidiram unir as empresas. o passo foi quase forçado por uma consultoria financeira que apontou o risco de falência caso eles continuassem operando em negócios separados. a unificação deu origem à esquina do pão.

A empresa tem três braços: a fábrica, que abastece restaurantes famosos de são paulo, como spot e ritz; a loja física, que vende direto para o público do bairro; e o serviço de delivery.

Vale destacar que o problema, no entanto, é que a operação está desequilibrada. a produção para restaurantes, o chamado b2b, corresponde a 85% do faturamento a lojinha e o delivery, juntos, somam os 15% restantes além disso, brunno e alana estão num momento em que não conseguem tirar a mão da massa, literalmente, para pensar estrategicamente no negócio

De acordo com informações, para ajudá-los, a exame convidou um dos empresários mais criativos de são paulo, facundo guerra. ele tem mais de 20 anos de experiência na cidade e fundou mais de 30 negócios, entre eles bares importantes da cena noturna paulista, como o vegas, o cine jóia e o mais recente formosa hifi.

Tocando vários negócios ao mesmo tempo, facundo é o nome ideal para guiar empreendedores que estão com dificuldade para olhar mais estrategicamente para a operação.

Vale destacar que vocês estão meio que nadando, não saindo do lugar, mas o negócio de vocês está morrendo, afirmou

De acordo com informações, o veredito, direto e sem rodeios, é a base da consultoria que ele ofereceu no primeiro episódio do choque de gestão, um novo reality show da exame que convida grandes lideranças empresariais para auxiliar pequenos e médios negócios.

Por outro lado, a grande aposta de facundo para o futuro da esquina do pão é que os sócios deixem de se ver como empreendedores e se tornem empresários.

É essencial notar que para isso, o consultor propôs uma mudança de mentalidade, focando na profissionalização da gestão e na priorização do negócio que realmente traz dinheiro para a mesa: a produção para restaurantes

A morte interna necessária para a transformação

Especialistas apontam que alana e brunno vivem a rotina da exaustão.

Eles estão 100% inseridos na produção, o que os impede de focar na gestão do negócio e na captação de novos clientes.

Vale destacar que a gente se vê num momento que depende muito de rede social, de vídeo, de marketing, e não sabe nem por onde começar, afirma alana

De acordo com informações, o lado financeiro é o maior problema. as nossas planilhas de excel são planilhas de colégio e a gente tem o controle dos nossos números, mas não sabe o que fazer com eles, diz a sócia.

Apesar do cansaço, a paixão pelo produto e o retorno dos clientes os mantêm em pé.

É essencial notar que tem um cliente que chega na loja e fala: 'nossa, é o melhor pão que eu já comi na minha vida, não troco por nada', diz brunno

Segundo fontes, no entanto, a realidade é dura, e a exaustão pode levar ao fim do negócio.

talvez vocês aguentem mais um, dois anos, até que entrem em falência múltipla de órgãos, alertou facundo.

É essencial notar que para o empresário, a esquina do pão precisa passar por uma morte interna, uma transformação na maneira como os sócios veem o negócio

De acordo com informações, parar de se ver como artesão, como artista de pão, que é o que vocês são hoje, e entender que precisam empresariar, disse facundo.

A dificuldade de delegar tarefas, a mentalidade de que ninguém mais pode fazer o pão tão bem, e a culpa de não estar na produção são os grandes obstáculos a serem superados.

Vale destacar que eu penso, mas eu tinha que estar na produção fazendo alguma coisa, eu acho que é até uma certa culpa de não estar aqui produzindo, como se eu tivesse fazendo menos, contou alana

Foco no core business e a separação dos negócios

Especialistas apontam que o conselho de facundo é simples: foque na fábrica. o negócio b2b, com sua representatividade de 85% do faturamento, é a principal aposta.

esses dois outros negócios, o delivery e a loja física, vocês começaram cedo demais. não dá para se dividir em três frentes, afirma guerra.

Importante mencionar que a estratégia proposta é agressiva: focar a energia dos sócios na prospecção de restaurantes. vocês precisam fazer uma meta: quais são os restaurantes que vocês admiram em são paulo em um ano, vocês precisam fechar contratos com todos esses restaurantes, desafiou guerra

Segundo fontes, o plano inclui usar a conquista de dois restaurantes estrelados como investimento de marketing, mesmo que isso signifique ter um prejuízo inicial. se tiver que tomar prejuízo, a gente vai chamar isso de investimento de marketing, diz.

Outra sugestão de facundo, de olho no futuro, é a separação das marcas.

Importante mencionar que a fábrica e a lojinha, por exemplo, podem ser empresas independentes, com a primeira atuando como fornecedora da segunda

De acordo com informações, acho que para a saúde do negócio é bom separar, ter duas empresas diferentes, porque uma tem que ser saudável e a outra também, explica.

Cinco lições de gestão para empreendedores

Ao final da consultoria, facundo guerra resumiu cinco lições cruciais para alana e bruno:

Vale destacar que agora, o desafio de alana e brunno é colocar tudo em prática

Segundo fontes, pequenas e médias empresas podem se inscrever para participar do choque de gestão clicando aqui.

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